Está aí mais uma caminhada da Grande Rota do Guadiana (GR15), desta vez a 2ª e final etapa da GR15, desde a pitoresca aldeia de Odeleite até à vila raiana de Alcoutim e que este ano se encontra inserida no IV Festival de Caminhadas de Alcoutim. A caminhada inaugural da GR15 aconteceu o ano passado, desde Castro Marim até Guerreiros do Rio.
Atividade física, clima primaveril e boa disposição serão, deste modo, os ingredientes para uma aventura pelas aldeias ribeirinhas e pelas fantásticas vistas panorâmicas sobre o grande Rio do Sul no dia 9 de abril. A iniciativa conta novamente com a participação especial do «Peregrino Algarvio».
Vão ser 36 quilómetros dividido por oito localidades: Odeleite, Foz de Odeleite, Corte das Donas, Álamo, Guerreiros do Rio, Laranjeiras, Marmeleiro e Alcoutim. Trata-se de uma Caminhada de dificuldade elevada com quatro postos de abastecimento distintos. A Caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia com limite máximo de 50 participantes. Os inscritos devem encontrar-se às 8h em Alcoutim, onde estará um autocarro (junto à ponte da Ribeira de Cadavais) que irá transportar os mesmos até Odeleite, o início do percurso.
Uma vez em Odeleite, a concentração é na «Casa de Odeleite» e o percurso inicia às 9h. Os participantes devem deixar o seu carro em Alcoutim às 8h e apanhar o autocarro supracitado, destacando que a Odiana não se responsabilizará pelo regresso dos participantes a Odeleite após conclusão do passeio. Cabe aos participantes responsabilizarem-se pelo seu almoço, sendo que a Odiana disponibilizará o reforço habitual de líquidos e fruta.
A iniciativa atesta o pedestrianismo no território como uma oferta estruturada e promove a GR15, uma rota com 65 quilómetros de extensão entre Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, cujo ex-líbris é o Guadiana. O IV Festival de Caminhadas decorre nos dias 8 e 9 de abril e é um evento organizado pelo Município de Alcoutim, em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.