A Câmara Municipal de Lagoa aprovou, no dia 21 de março, a adjudicação da obra de «Requalificação do Percurso Pedonal Carvoeiro/Rocha Brava - Passadiços e Apoios», um investimento total de cerca de 190 mil euros e com uma extensão de 2,2 quilómetros, entre a Rua do Farol e a Rocha Brava. Uma das zonas mais movimentadas de Carvoeiro vai ser, assim, transformada num percurso com áreas verdes e caminho de diferentes cores e que poderá ser utilizado pela população e visitantes, quer para lazer como para desporto.
Uma vez que a zona é percorrida diariamente por muitos turistas e residentes, a requalificação dos passeios será feita por perfil existente em calçada mantendo os rails, de forma a dar maior segurança aos utilizadores. Complementando a reabilitação, o percurso será dotado de nova iluminação com a colocação de luminárias mais modernas e equipamento led de intensidade luminosa variada.
Mantendo o caráter original dos acessos pedonais, será melhorado o revestimento de caminhos existentes, criados novos espaços verdes e recuperados outros com árvores e arbustos autóctones ou bem adaptados às condições locais e substituído o equipamento urbano/mobiliário degradado por elementos mais robustos e com design mais contemporâneo e confortável, instalando equipamentos apelativos e atrativos. De uma forma integrada, a multifuncionalidade dos caminhos será realçada através do desenho e da aplicação de diferentes materiais e da instalação de zonas de lazer e espaços em deck para diversas atividades.