A Câmara Municipal de Vila do Bispo vai homenagear os soldados do concelho falecidos ao serviço de Portugal, em mais um «Dia do Combatente», no dia 9 de abril, às 10h30, no Cemitério da Vila de Sagres. Esta efeméride nacional evoca o 9 de abril de 1918, data da fatídica Batalha de La Lys, um episódio trágico da participação portuguesa na 1.ª Guerra Mundial, que teve lugar nas longínquas trincheiras da França.
Entre as centenas de vidas que se perderam e os milhares de feridos, prisioneiros de guerra e desaparecidos, figuraram dois nomes de Vila do Bispo: Carlos Sequeira e José Joaquim Abelum, ambos da localidade de Burgau (Budens). Na homenagem que terá lugar no Cemitério de Sagres, os seus nomes e os de outros militares do concelho falecidos em África (de Budens, Barão de São Miguel e de Sagres), entre 1961 e 1974, serão igualmente lembrados.
O dia evocativo terminará com o concerto musical «Guitarras e Património», no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, pelas 21h. A iniciativa dará a conhecer várias peças musicais e é organizada pela Academia de Música de Lagos, com a colaboração do município de Vila do Bispo e o apoio do Programa 365 Algarve.