A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo associa-se, com o apoio da autarquia, ao desafio lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, dinamizando várias iniciativas ao longo de abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância - com o objetivo de alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças estão sujeitas.
As atividades terão lugar em contexto escolar, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de município. No dia 3 de abril está previsto a iniciativa «Laço Azul», que conta com a colaboração dos alunos do pré-escolar do concelho e que consiste na criação de um laço azul, onde serão utilizadas tampas das garrafas, que depois será colocado na fachada de um edifício público.
Destaque ainda para a realização do seminário «Parentalidade Consciente» (12 de abril); «Histórias sobre a Família», com a elaboração de meninos e meninas em papel e que se destina, também, aos alunos do pré-escolar; capoeira para os alunos do 1.º e 2.º ciclo; a exibição e debate do filme «A Turma», para os alunos do 3.º ciclo da Escola E.B.2/3 de Vila do Bispo. A iniciativa tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva; e o fortalecimento das próprias crianças.