De 25 de abril a 1 de maio, Alte recebe a XXIII Semana Cultural que, ano após ano, pretende ser uma mostra das tradições daquela que já foi considerada uma das aldeias mais portuguesa de Portugal. Logo no feriado em que se assinalam os 43 anos da Revolução dos Cravos, a partir das 10h, realiza-se a 19.ª Maratona/Passeio BTT de Alte, a mítica prova que propõe percursos repletos de novidades para os amantes do desporto e da Natureza. Este ano está prevista a passagem pelos espetaculares single tracks junto da Ribeira do Cotovio e de Algibre e haverá, como sempre, diversos níveis e distâncias. A prova será constituída por quatro níveis de BTT e um trail running.
Em termos competitivos corre-se também em Alte a 2.ª etapa da Taça do Algarve de Maratonas XCM Complementarmente ao BTT e à Corrida, será promovido um Passeio Pedestre guiado pelos alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional de Alte, pela aldeia e zona circundante, numa distância de 10 quilómetros. O início da prova decorre na Fonte Pequena onde, das 11h às 18h, irá funcionar o Mercadinho de Artesanato e Produtos Regionais com demonstração de artesanato tradicional ao vivo. Para os mais novos, Barroca, produtos culturais e turísticos, apresenta uma oficina de pinturas de cal. A partir das 14h há animação musical no local, com Valter Cabrita, «Al-Fanfare» e o Grupo de Música «Cantares do Sul».
No dia 26, no Pólo Museológico de Alte, as crianças poderão participar na atividade «Histórias aos Quadradinhos», orientada por Mosi (estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), das 11h15 às 14h30. A partir das 17h30, é apresentada a mini-série «Altemente» – 15 dias vividos em Alte e desenhados por Mosi (Banda Desenhada sobre Alte), cujo primeiro volume recebeu o Galardão de Excelência na Criação de Curtas de BD na Comic Con 2016.
No dia 27 é inaugurada, pelas 17h30, no Pólo Museológico de Alte, a exposição «SIMBIS», que resulta da parceria de sete artesãos com sete artistas plásticos para criar peças a quatro mãos. A curadoria é de Inês Graça e a produção da Fungo Azul, no âmbito do Festival FUSOS. Pelas 21h, o «Trio de Lisboa» apresenta música de Portugal, Polónia e Brasil, com Renata Pawelec, na voz, Daniel Vieira, na voz e requinta da guitarra portuguesa, e Janeca, no violão.
O autocarro VATE – Vamos Apanhar o Teatro, da ACTA, vai estar na Fonte Pequena, no dia 28, para promover iniciativas junto da comunidade escolar com sessões às 10h, 11h30 e 14h. Será apresentada a peça «Dá-me um abraço». Às 10h, a proposta é o Passeio Pedestre «À Descoberta de Alte e suas fontes», guiada pelos alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional de Alte, num percurso de 4,5 quilómetros. Às 21h, no Grupo Desportivo Serrano, há Noite de Fado com a artista Teresa Tapadas.
No dia 29, das 9h às 13h, a proposta é a ação de participação comunitária «Vamos caiar Alte», em colaboração com a Universidade do Algarve, na Rua Poeta Cândido Guerreiro. O Parque de Jogos Tradicionais recebe, das 14h30 às 18h, o minitorneio de jogo da malha na laje, que se estende até domingo. À noite, as atenções voltam-se para a Casa do Povo de Alte onde, a partir das 21h, é apresentada a Revista à Portuguesa «Olhá Florbela», com Florbela Queiroz.
No dia 30, o 8.º aniversário do Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte é assinalado pelas 21h, com um Encontro de poetas populares da freguesia de Alte e alguns apontamentos musicais por Afonso Dias. O culminar desta Semana Cultural acontece no dia 1 de maio, com muitos visitantes a rumarem a esta aldeia. A manhã arranca com a exposição de «Maias» em vários pontos de Alte. Na Fonte Grande, a partir das 11h, vai estar patente ao público uma feira com artesanato, produtos regionais e música ambiente. A partir das 12h, os visitantes poderão degustar alguns petiscos tradicionais, nomeadamente os tão apreciados caracóis. A tarde é animada pelo Grupo de Música Tradicional «Koincidências» e o folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
A Semana Cultural de Alte é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Alte, Escola Profissional de Alte, Grupo Desportivo Serrano e Centro de Animação e Apoio Comunitário de Alte.