A Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) comemora os 85 anos de existência e o mês de abril é dedicado ao Centro Social Dr. Ayres de Mendonça, que congrega as respostas sociais de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Serviço de Apoio Domiciliário Integrado. A equipa do Centro Social pretende desenvolver várias atividades durante o mês, de âmbito local e regional, algumas delas abertas a toda a comunidade.
Um dos destaques vai para uma aula de zumba aberta ao público, que decorre no dia 4 de abril, entre as 18h e as 18h45, na Avenida da República, no espaço em frente à estação dos CTT. No dia 11 de abril, entre as 14h e as 15h, na sede do Centro Social, haverá lugar a uma tarde cultural, subordinada ao tema «O teatro Vem até nós», que consiste numa representação pela Casa da Juventude de Olhão. O dia 13 de abril será dedicada ao convívio entre utentes, familiares e colaboradores do Centro Social Dr. Ayres de Mendonça, com uma Festa de Páscoa, das 14h30 às 16h, animada por Fábio Lagarto.
Outro dos destaques da programação comemorativa do 85.º aniversário da ACASO vai para a palestra «Caminhar para a Demência: que Estratégias», no Auditório da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, no dia 19 de abril, entre as 9h30 e as 12h30. O culminar das comemorações acontece a 26 de abril, com uma sessão de ballet marcada para as 15h, no Auditório Municipal de Olhão.
Fundada em 1932, a ACASO tem-se dedicado a atividades na área social para os mais carenciados, sendo uma das maiores IPSS’s do concelho de Olhão e do Algarve. Desenvolve o seu trabalho em sete áreas de intervenção, que englobam, entre elas, 12 respostas sociais e uma unidade de saúde: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Apoio Domiciliário Integrado, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Lar Residencial I, Lar Residencial II, Centro de Atividades Ocupacionais I, Centro de Atividades Ocupacionais II, Creche do Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil «Porta Mágica», Jardim de Infância do Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil «Porta Mágica», Centro Comunitário Acampamento Azul, Centro Comunitário Al-Hain e Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Olhão.