«Acordeão d´Alma» tenta retratar uma história única, a alma de um acordeão que o Algarve traz no peito. O concerto enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Acordeão, celebrado em todo o mundo durante o mês de maio, recordando o dia 6 de maio de 1829, data em que foi apresentada a patente do acordeão.
O projeto contempla duas apresentações, sendo a primeira no dia 6 de maio, pelas 21h30, no Cine-Teatro Louletano. No dia seguinte, o espetáculo repete-se, desta feita pelas 16h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim. Em palco haverá um painel em formato de tertúlia, composto por cinco oradores, moderados por um jornalista, onde será feito um enquadramento histórico do instrumento, assim como uma abordagem sobre a alma única e diferenciadora existente no Algarve em torno do Acordeão.
Os momentos de tertúlia serão intercalados por apontamentos musicais a cargo de conceituados acordeonistas de nível mundial: Duo Paris Moscovo (composto pelos campeões mundiais Domi Emorine e Roman Jbanov), João Frade (campeão do mundo), João Filipe Guerreiro (vice campeão do mundo), Nelson Conceição, Emanuel Marçal e Anabela Silva. «Acordeão d´Alma»” é um projeto da Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, membros oficiais da Confédération Internationale des Acordéonistes Member of the International Music Council, an NGO oficial partner of UNESCO e apoiado pelo Programa «365 Algarve» e pelos Municípios de Loulé e Castro Marim.