Albufeira é o destino escolhido para acolher o 14.º Campeonato Mundial de Kempo, que irá juntar cerca de mil atletas e mais de dois mil acompanhantes no concelho, de 24 a 30 de abril. O Campeonato realiza-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira, com início agendado para as 9h do dia 26 de abril, e encerramento no dia 29 de abril. Durante quatro dias, competidores provenientes de 37 países vão defrontar-se em várias modalidades e disciplinas de luta em pé e no solo, assim como em competições artísticas de artes marciais.
O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Kempo, sob a égide da Federação Internacional de Kempo e supervisão da Federação Portuguesa de Kempo, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. “Trata-se de mais um evento ligado à Juventude e ao Desporto, o que contribui para reforçar a imagem de Albufeira como um concelho jovem, dinâmico e com qualidade de vida”, destaca Carlos Silva e Sousa. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, é importante promover de forma constante o destino turístico, “o que justifica o investimento em eventos de grande expressão mediática que coloquem a marca do concelho nos grandes palcos nacionais e internacionais”.
A Federação Portuguesa de Kempo está sedeada em Faro, desde 2005, e a nível mundial encontra-se filiada na Federação Internacional de Kempo, cuja sede é atualmente na Alemanha. A FPKP teve a sua primeira representação internacional em 2005, com a participação no Campeonato do Mundo em Genebra, Suíça, e em 2008 promoveu o primeiro Campeonato do Mundo de Kempo, realizado em Portugal.