Integrado no Ciclo de Conferências sobre Turismo Acessível levado a cabo pela Universidade do Algarve e pela Região de Turismo do Algarve, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe, no dia 18 de abril, a partir das 14h, um seminário sobre esta temática. Com o apoio do Município de Albufeira, o seminário compreende temas como «A emergência do conceito de Praias Acessíveis em Portugal», dos «Prémios Praia + Acessível no Algarve», os requisitos da acessibilidade balnear e outros. A sessão de abertura contará com as presenças de Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, de Saúl Neves de Jesus, Presidente do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações - Universidade do Algarve, de António Mortal, diretor do Instituto Superior de Engenharia - Universidade do Algarve e de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve.
O Projeto «Praias Acessíveis – Praias para Todos» é uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência e tem como principais objetivos tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada. Pretende também sensibilizar todos para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada e divulgar, especialmente junto das pessoas com deficiência e idosos, as praias acessíveis como destino de férias seguro e atrativo. No que diz respeito a Albufeira, município que lidera no país com 22 praias o galardão de Praias com Qualidade Ouro, o número de bandeiras com a distinção de Praia Acessível tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2016, foram atribuídas 14 bandeiras (mais uma em relação ao ano anterior) e para o próximo ano o Município de Albufeira irá candidatar mais uma praia.
Todas as praias de Albufeira que ostentam o galardão estão devidamente equipadas com cadeiras anfíbias que facilitam a deslocação ao longo do areal e equipamentos tiralô que possibilitam o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida. Dando continuidade à estratégia de acessibilidade, está previsto para este ano o maior investimento de sempre em equipamento, nomeadamente cadeiras anfíbias e cadeiras andarilhos. No total, estão contemplados mais 30 novos equipamentos, que vão dotar as 25 praias do concelho das condições para poderem ser desfrutadas por todos.