O Município de Silves recebe, no dia 12 de abril, na Biblioteca Municipal, a partir das 9h30, o Autarquia INOVA, que tem como objetivo estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação de novas empresas (autoemprego) e promover a incorporação de inovação no tecido empresarial da região, através da disseminação de boas práticas e a apresentação de testemunhos de empresas algarvias que desenvolvem projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico e de inovação. As sessões decorrem durante um dia dividido em duas partes, a primeira orientada para potenciais empreendedores, e a segunda também para empresários já estabelecidos.
Da parte da manhã vai-se falar do tema «Da ideia aos primeiros euros – principais etapas na criação de um negócio», por Rodrigo Beja, e dos Sistemas de Incentivos à Criação de Empresas, por Paulo Martins, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, para além do empreendedorismo na primeira pessoa por Maurício Namora, da Mirabilis. A tarde está reservada para dar a conhecer os apoios financeiros à inovação empresarial: CRESC2020, MAR2020, PDR2020 e Valorizar, por Jorge Graça; «A Universidade do Algarve como parceiro de projetos de inovação empresarial», por Hugo Barros, do CRIA; e vão-se escutar testemunhos de inovação nas empresas.
Este evento é organizado em colaboração com o NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e é financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, através dos projetos CRIA START + Projeto de Fomento e Apoio ao Empreendedorismo e à Criação de Novas Empresas Inovadoras e TT 2.0. - Projeto de Aceleração dos Processos de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para o Mercado.