Nos dias 29 e 30 de abril, o Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens e o Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Burgau, recebem, pelas 21h30, a 1.ª e 2.ª eliminatórias, respetivamente, de mais uma edição Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo. Este ano, a final está agendada para 27 de maio, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel, e conta com o fadista convidado Camané.
A entrada para as eliminatórias e semifinal é livre. Para a final, os bilhetes estão à venda no Centro Cultural de Vila do Bispo, podendo ainda ser adquiridos no próprio dia, no local do espetáculo. Entretanto, os fadistas interessados em participar neste concurso poderão continuar a fazer gratuitamente a sua inscrição por correio - Centro Cultural de Vila do Bispo, Largo do Município, 8650-407 Vila do Bispo; por telefone 282 630 600, por fax 282 639 325, por correio eletrónico: tania.lucas@cm-viladobispo.pt e ainda pessoalmente nos serviços da cultura a funcionarem no Centro Cultural.
O concurso, que divulga e projeta novos fadistas, atribui prémios de acordo com a avaliação feita por um júri. Assim o grande vencedor da vertente sénior receberá um prémio monetário no valor de mil euros, o segundo 500 euros, o terceiro classificado receberá 250 euros e os 4.º e 5.º classificados receberão 150 euros cada. Relativamente à vertente juvenil, o vencedor receberá também um prémio monetário, no valor de 300 euros, o segundo 200 euros e o terceiro 150 euros. Divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, dar a conhecer novos talentos musicais, assim como contribuir para o desenvolvimento cultural do concelho, são alguns dos objetivos da Câmara Municipal ao organizar esta iniciativa.
A Cerveja Sagres é o patrocinador oficial do evento, que tem ainda o patrocínio do Martinhal Resort, Caixa Agrícola, Feelsafe e Tranquilidade, Nau Hotels, Restaurante Gigi, Hotel Mira Sagres, Walkin Sagres, Cape Cruiser, Don Tenório, Pontalaia, Hotel Residencial Salema, Freeride Sagres, Pousada de Sagres, Mar Ilimitado, Memmo Baleeira, Aldeia da Pedralva, Divers Cape, Golfe Sto. António, Bar da Praia – Cordoama, Herdade dos Seromenhos, Zoo Lagos, Bar Pau de Pita, Sagres T-Shirts, Direção Regional da Cultura Algarve, Região de Turismo do Algarve, Monte Sto. António, Hotel Navigator, Café Correia, Restaurante Ribeira do Poço, Restaurante Mexilhão, Restaurante Retiro do Pescador, Restaurante Vila Velha, Restaurante A Sagres, Just Travel, Joaquim Augusto Bispo, Lda., Lena Cabeleireiros, Maria Paula Correia, Cristalina Batista – Estilista e Vanda Bravo Florista. Para além destes, o concurso tem o apoio da RVBS Paróquias, Paróquia de Burgau, Sociedade Recreativa de Barão S. Miguel, Lagos em Forma e Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.