A música erudita continua a marcar as noites do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que vai receber mais um grande espetáculo, no dia 6 de maio. A Ópera Norte e a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) trazem a Portimão a Ópera «Cosi Fan Tutte», de Wolfgang Amadeus Mozart, no que promete ser mais um momento memorável da agenda cultural algarvia.
«Così Fan Tutte» surgiu de uma encomenda do Imperador Joseph II, após uma apresentação bem-sucedida de «As Bodas de Fígaro», em Agosto de 1789, e estreou no Burgtheater de Viena, em 26 de Janeiro de 1790. Hoje, esta ópera é uma peça que faz parte da programação regular nos teatros de ópera de todo o mundo. Foi classificada, em diversas ocasiões, como uma «ópera geométrica», tanto musical, pela disposição das suas árias, como pelo argumento: dois pares, frente a frente, Ferrando e Dorabella, Guglielmo e Fiordiligi. Mozart consegue resultados excelentes sem a necessidade de recorrer a tantos recursos, como n’As Bodas, ou no Don Giovanni.
É, sobretudo, uma ópera escrita para divertir plateias. Não será, segundo a maioria dos críticos, uma das obras-primas de Mozart; no entanto Così é, das suas obras, a que apresenta algumas das mais belas árias e o maior número de «cenas de conjuntos», duos, tercetos e quartetos. O espetáculo conta com direção artística e produção de António Salgado, fundador da Ópera Norte professor da ESMAE, e direção musical de António Saiote, um dos mais reputados maestros do nosso país. Integra o Programa «365 Algarve», uma iniciativa financiada pelo Turismo de Portugal com coordenação da Região de Turismo do Algarve.