Em São Brás de Alportel, o Dia da Terra é comemorado com um convite para conhecer melhor, no dia 22 de abril, dois locais onde o homem sempre desenvolveu atividades ambientalmente sustentáveis, lançando um alerta para a importância da preservação dos recursos naturais enquanto se explora e valoriza o património histórico-arqueológico do território concelhio.
O Moinho do Bengado, um dos lugares a visitar, é um moinho de vento em pedra e de estilo mediterrânico, construído em 1850. Constitui um exemplo do chamado «moinho de cabresto», no qual se usava um antigo sistema de tração com cordas e recurso a marcos para rodar o tejadilho em busca do melhor quadrante. Outro marco do património histórico a visitar no âmbito do passeio organizado pela Quinta do Peral é a Azenha da Mesquita, um antigo moinho de água, cuja mecânica era também 100 por cento sustentável e amiga do ambiente, sendo movido somente por energia hidráulica. A viagem tem partida da Quinta do Peral marcada para as 10h30.
No mesmo dia, o Sítio de Parises recebe o Encontro de Reiki na Natureza, uma iniciativa de participação gratuita que convida «reikianos» e curiosos a desfrutar da natureza em pleno e a restabelecer energias. A atividade decorre entre as 9h30 e as 13h e é organizada pelo Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel.