No dia 23 de março, a Câmara Municipal de Portimão celebrou um protocolo com a DYPALL – Developing Youth Participation At Local Level – uma iniciativa europeia que envolve autarquias locais e organizações da sociedade civil ativas na área da juventude em mais de 20 países europeus, com o objetivo de envolver os jovens nos processos democráticos de tomada de decisão a nível local e assim permitir aos municípios e autoridades regionais incidirem com mais eficácia as suas politicas nas necessidades e interesses da juventude. Esta cerimónia, integrada nas comemorações dos 40 anos do Poder Local e no Março Jovem, teve lugar na Divisão de Desporto e Juventude de Portimão, que passa agora a dispor de um espaço DYPALL Network.
No âmbito desta parceria, o Município de Portimão viu aprovada a candidatura ao «Serviço Voluntário Europeu», no âmbito do Programa Erasmus+, no valor de 43 mil euros, financiado integralmente pela União Europeia, que permitirá receber, a partir de outubro, seis jovens provenientes da Polónia, da Turquia, Macedónia e de Espanha. Estes vão permanecer em Portimão durante nove meses a desenvolver o projeto «EVS Connecting Europe», que visa dar a conhecer oportunidade de formação, intercâmbio e de voluntariado internacional aos jovens e dirigentes associativos do concelho.
Através da abertura do novo espaço, a DYPALL pretende continuar a fomentar iniciativas que contribuam para o envolvimento da juventude nos processos democráticos de tomada de decisão com e em cooperação com as autoridades locais, através do desenvolvimento de estratégias, construção de estruturas e relações de confiança entre atores. À apresentação da rede Europeia DYPALL e à assinatura do protocolo com a autarquia seguiu-se um café-debate com o título «Democracia, Juventude e Poder Local – Passado, Presente e Futuro!», dinamizado por cinco mesas de discussão informal, cada uma dedicada a um tema diferente: desporto e lazer; emprego e empreendedorismo; educação e formação; cultura e inovação; cidadania e associativismo. Os resultados do diálogo foram apresentados pelos jovens participantes e compilados num documento que poderá no futuro apoiar o processo de criação de um plano municipal de ação para a juventude em Portimão.