Uma comitiva de cinco educadoras de infância e professores do 1.º ciclo, do Agrupamento de Escolas de Albufeira, deslocou-se, entre os dias 29 e 31 de março, à cidade de Iasi, na Roménia, para participar no 2.º Encontro do Projeto Erasmus + «From the forest to the Sea». O Colegiul National Garabet Ibraileanu, além dos educadores e professores romenos, acolheu docentes vindos da Estónia, Bélgica e Portugal.
Este encontro teve como base a partilha de experiências, de metodologias de trabalho desenvolvidas e um maior conhecimento dos diferentes sistemas de ensino, em cada um dos quatro países parceiros. O projeto pretende estimular a criança a ter um papel ativo na sua aprendizagem, sendo ela o sujeito principal da mesma. A aquisição de conhecimentos e competências essenciais ao seu desenvolvimento é promovida através da resolução de problemas (Inquery-based teaching) e da participação em atividades de contacto com a natureza (metodologia outdoor education).
Como fio condutor, são utilizadas histórias tradicionais que permitem às crianças adquirir conhecimentos e particularidades da cultura dos países envolvidos, levando-as a inserirem-se na comunidade europeia e sentirem-na como uma só.