O Concelho de Faro foi palco, no dia 6 de abril, da primeira visita oficial ao Algarve da Embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Lichale, que se fez acompanhar pelo Cônsul Geral, Geraldo Saranga. Com o objetivo de auscultar a comunidade moçambicana no concelho e ao mesmo tempo encontrar formas de aprofundar o relacionamento existente entre as forças vivas locais e as diferentes comunidades moçambicanas, a visita começou com uma reunião com o presidente Rogério Bacalhau e restante executivo da Câmara Municipal de Faro.
Num segundo momento, teve lugar uma iniciativa de convívio com a comunidade moçambicana do concelho, que contou com um significativo número de participantes que assim puderam intervir de forma ativa nesta visita da Embaixadora. O período da tarde ficou marcado por uma reunião na Reitoria da Universidade do Algarve, onde se procuraram criar as bases para o estabelecimento de um programa de intercâmbio com alunos moçambicanos, reforçando desta forma as boas relações que o município mantém com os PALOP’s e, em especial, com as cidades com as quais estabeleceram acordos no âmbito das relações internacionais da autarquia: Maxixe, cidade irmã de Faro desde 2000 e Nampula, com a qual foi estabelecido um protocolo de colaboração em 2015.
Com esta iniciativa, Faro procura reforçar a sua vocação de cidade do mundo e ponto de encontro das mais variadas comunidades, que ali encontram o acolhimento necessário para se estabelecerem e se tornarem mais-valias, emprestando cultura, vivências e experiência na construção de um concelho mais rico e multicultural.