No dia 7 de maio, a Companhia de Música Teatral apresenta, no Cine-Teatro Louletano, o inovador espetáculo AliBaBach, dirigido a bebés até aos 24 meses e seus pais. Haverá duas sessões, uma pelas 11h e outra às 16h, com lotação limitada e requerendo inscrição prévia.
Depois da palestra inaugural (fevereiro) e da formação transitiva (março) já realizadas no âmbito da parceria estratégica entre o Cine-Teatro e a Companhia de Música Teatral definida para 2017, a qual se centra na arte para a infância, chega agora a vez de apresentar uma das propostas performativas mais reconhecidas da Companhia. AliBaBach é um espetáculo para pais e bebés que explora o universo de J.S. Bach como elemento de mediação para a comunicação musical entre adultos e crianças muito pequenas. Fundamenta-se na vasta experiência da CMT em projetos com ou para bebés, como Bebé Babá, Bebé PlimPlim ou Andakibébé, em que se expõem os bebés a estímulos musicais ricos e contrastantes, e a elementos basilares da construção do discurso musical e da sua compreensão (como padrões melódicos e rítmicos), e em que se promovem interações e a comunicação entre pais e bebés através de jogos baseados em elementos musicais.
Este espetáculo foi construído a partir das Variações Goldberg, num exercício livre em que elementos de cada uma das variações deram origem a novos quadros que conjugam música, dança e teatro. Atravessa uma variedade de caraterísticas musicais contrastantes (pulsações, tonalidades), radicada na voz dos dois intérpretes (abordada com plasticidade e com referências claras a várias influências da música vocal erudita e étnica), com a intervenção pontual de instrumentos de brincar.
AliBaBach alterna momentos de energia e outros de grande interioridade com um humor delicado e subtil, num registo íntimo e poético, de grande proximidade e interatividade com o público. É um convite para que Pais e Bebés entrem na Música (e na de Bach em particular) de ouvidos e olhos abertos. O espetáculo tem a duração de 45 minutos e tem um custo associado de três euros por bebé, sendo que os pais não pagam bilhete.