Faro volta a ser um dos municípios em alta no Portugal City Brand Ranking 2016, uma iniciativa da Bloom Consulting, merecendo mesmo uma nota de destaque da consultora pelo regresso do concelho ao Top 10 nacional, com uma subida de quatro posições, graças à melhoria da prestação na vertente Turismo e Negócios.
Consolidando a liderança no Algarve, onde se mantém desde a primeira edição, em 2014, Faro obtém o 9.º lugar entre os 308 municípios portugueses, de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver). Nesta 4ª edição do estudo, Lisboa lidera mais uma vez o ranking nacional, seguida pelo Porto e Cascais, que substitui Braga no «pódio» nacional. O restante Top 10 é constituído pelos concelhos de Coimbra, Sintra, Funchal, Oeiras, Faro e Setúbal.
Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting cruza dados estatísticos que já existem, como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante, com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses. Essa avaliação, apelidada de Digital Demand, é a procura online que cada município regista. Foram analisadas 51 milhões de pesquisas através do estudo de 26 principais termos de pesquisa (brandtags), em cinco línguas – entre esses termos estão «compras», «alojamento» ou «praia». A essas duas dimensões junta-se ainda o desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais.