Pelo quarto ano consecutivo, a cidade de Olhão volta a receber o folar gigante, uma iniciativa do chef olhanense Filipe Martins, com o apoio do Município de Olhão. Este ano, para delícia de olhanenses e forasteiros, o folar sai à rua no Largo da Restauração, no dia 8 de abril, pelas 15h30, e traz como inovação o folar de carnes.
Filipe Martins prevê que o folar gigante deste ano meça cerca de 100 metros. O folar tradicional de Olhão, iguaria pascal conhecida internacionalmente, dá o mote, e a imaginação e talento do chef fazem o resto: para além do folar tradicional, saem dos fornos da pastelaria Kubidoce por estes dias o folar típico da Serra, o de figo, amêndoa e laranja, o de batata-doce, o de azeite e o de chocolate.
Este ano, fruto da inspiração nos folares tradicionais do norte de Portugal e de ideias recolhidas em viagens recentes a vários países da Europa, Filipe Martins introduz a inovação do folar de carnes, cuja receita inclui, para além de ervas aromáticas típicas da Ria Formosa, como a inula, enchidos, chouriço espanhol, pepperoni italiano, bacon, presunto ou fiambre. No total, a receita para o folar gigante deste ano inclui 520 quilos de açúcar amarelo, 250 quilos de farinha, 200 quilos de manteiga, 100 quilos de margarina, 25 litros de azeite, 10 litros de medronho, 10 litros de mel, 15 quilos de amêndoa, 50 quilos de batata-doce, 15 quilos de laranja confitada, 15 quilos de figos, dois quilos de canela, dois quilos de erva-doce, 540 ovos, 10 quilos de fermento, 15 quilos de chocolate e 20 quilos de enchidos.
Como habitualmente, o folar gigante terá uma vertente solidária: por cada fatia distribuída será solicitada uma contribuição monetária simbólica, que reverterá na sua totalidade a favor de uma instituição do concelho.