A MALA – Mostra de Artistas de Lagos, este ano integrada no programa «365 Algarve», é uma atividade organizada pela autarquia lacobrigense que dá a conhecer a vasta atividade dos artistas de Lagos, acompanhando o balanço criativo e multidisciplinar do trabalho dos artistas do concelho. Este ano, o convite para a participação nesta mostra foi estendido a todos os que, não sendo residentes no município, ali nasceram, trabalham ou com Lagos têm laços de proximidade. Também as cidades geminadas com Lagos foram convidadas, tendo a Cidade Velha, em Cabo Verde, aceite de imediato o desafio.
Nesta 6ª edição estão representadas obras na área das artes visuais, abrangendo diversas sensibilidades artísticas que exploram técnicas da pintura, escultura, fotografia, desenho, instalação ou o vídeo. São 158 obras, da autoria de 83 artistas, que podem ser visitadas em quatro polos expositivos da cidade: Antigos Paços do Concelho (25 obras), Museu Municipal (33 obras), Forte Ponta da Bandeira (18 obras), e no Centro Cultural de Lagos (82 obras), tendo este ano esta iniciativa alcançado o mais elevado número de obras expostas.


A cerimónia de inauguração decorreu no dia 24 de abril, nos Antigos Paços do concelho, e contou, para além dos vários artistas, amigos e familiares, com a presença do executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e com a comissária do «365 Algarve», Dália Paulo. “Foi muito gratificante ver esta casa cheia de gente. É sinónimo de que há cultura a acontecer”, considerou Dália Paulo. A Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, aproveitou o momento para agradecer a todos os que tornam a MALA possível – programadores, artistas plásticos, associações e coletividades, técnicos e trabalhadores da autarquia – fazendo votos de que este exemplo de participação e cidadania ativa se multiplique.