«Aprender com a Natureza» é o projeto da Associação ALDEIAS, ao qual a Fundação Jumbo para a Juventude, através do Jumbo de Olhão, atribuiu uma verba de cerca de 12 mil euros para a sua implementação. Trata-se de um projeto de educação ambiental que abrange crianças, adultos, grupos de amigos e famílias do concelho de Olhão que tenham em comum o interesse pela conservação do património natural e cultural.
A educação ambiental assumirá a forma de diferentes atividades, sendo sempre o tema central a conservação da fauna selvagem de Portugal, nomeadamente do Algarve. “Estamos sempre atentos às necessidades da comunidade e é nosso compromisso contribuir para o seu bem-estar. Acreditamos que através deste apoio estamos a proporcionar um elevado enriquecimento intelectual e social aos nossos jovens e a contribuir para a preservação do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da comunidade”, sublinhou António Santos, Responsável do Jumbo de Olhão.
A Associação ALDEIA promove ações de educação e formação nas áreas do Ambiente e Conservação da Natureza; divulgação e valorização da cultura e das tradições rurais, e dinamização do voluntariado e associativismo. A solidariedade e a sustentabilidade sempre fizeram parte das prioridades da Auchan Portugal, o que fez com que a empresa fosse a primeira da distribuição moderna, em Portugal, e atualmente a única no mundo a obter a certificação em responsabilidade social (Norma SA 8000). Esta importante certificação alcançada em 2006 e que tem sido renovada anualmente é fruto das políticas de responsabilidade social que a empresa pratica há anos e que são elogiadas pelas mais variadas entidades e reconhecidas como um exemplo a seguir de boas práticas.
Em 2016, a Fundação Jumbo para a Juventude celebrou o seu 20.º aniversário e lançou o Concurso «Juntos pela Juventude», onde atribuiu 300 mil euros a projetos sociais integrados nas áreas da educação, da saúde e da reintegração. Nos últimos quatro anos, em Portugal, a Fundação Jumbo para a Juventude apoiou 34 projetos de solidariedade com um total de 380 mil euros.