A Câmara Municipal de Lagos, a Comissão Municipal para as Comemorações do 25 de abril e a Assembleia Municipal organizaram este ano um programa conjunto para assinalar o mais importante marco histórico da conquista da liberdade e da democracia em Portugal. Para além das cerimónias protocolares, que acontecem no Dia da Liberdade, estão previstas várias iniciativas, a decorrer entre os dias 21 e 25, na área do desporto e da cultura, que vão desde exposições, música, dança até atividades direcionadas para os mais pequenos.
Destaque para o dia 22, em que serão entregues os prémios do Concurso Sophia de Mello Breyner Andresen, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé (através da sua Biblioteca), numa cerimónia a ter lugar na Biblioteca Municipal de Lagos, e que contará com a participação do Teatro Experimental de Lagos. Destaca-se igualmente a inauguração da MALA – Mostra de Artistas de Lagos, que acontecerá no dia 24 de Abril. A iniciativa terá início nos Antigos Paços do Concelho, pelas 18h30, ao que se seguirá uma visita por todos os polos que albergam peças integradas nesta mostra – Fortaleza, Museu Municipal e Centro Cultural de Lagos. É neste último local que, para assinalar esta inauguração da MALA (patente em todos estes espaços até ao próximo dia 1 de julho), irão atuar os «HP Trash» – ElectroJazz, com a presença da trompetista suíça Hilaria Kramer.
No feriado do 25 de abril, o dia terá início com as cerimónias solenes e protocolares – Hastear das Bandeiras e Sessão Solene – a decorrer na Praça Gil Eanes, ao que se seguirá um Almoço Comemorativo. Para a parte da tarde, pelas 15h, está prevista uma Sessão Comemorativa do 40º. Aniversário da Antestreia do filme «Continuar a viver ou os índios da Meia Praia», no Algarcine Cinema de Lagos (sala 1), com entrada gratuita. O dia fecha com chave de ouro, com um concerto dado pelo Quinteto Jazz de Lisboa, que prestará, no palco do Auditório Duval Pestana - Centro Cultural de Lagos, um Tributo a Zeca Afonso e Ary dos Santos.