Por proposta da Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu ao Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, que se destina a galardoar indivíduos e entidades, Associações e Corpos de Bombeiros, pela prática de serviços distintos que contribuíram, com notável evidência, para o engrandecimento e prestígio das instituições de socorrismo. A entrega da distinção aconteceu no dia 24 de abril.
Na ocasião, o Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, agradeceu o caráter do autarca Francisco Martins, elogiando uma vez mais a forma como vê o trabalho da «sua» Corporação de Bombeiros. Por sua vez, o edil lagoense aproveitou para anunciar a aquisição pela Câmara Municipal do sistema tecnológico mais evoluído, através de drones, que permitirá criar melhores e mais rápidas condições de monitorização das situações que surjam e que será disponibilizado pela autarquia à Corporação.
Na mesma cerimónia foram condecorados com a Medalha de Assiduidade – Grau Ouro, por 15 anos de bom e efetivo serviço: Oficial Bombeiro de 1ª – Carla Margarida Santos Costa; Bombeiro de 2ª – Edgar Filipe Chagas Guerreiro; Bombeiro de 2ª – José Pedro Gouveia da Silveira; Bombeiro de 3ª – Manuel Fernando Gracias Faleiro.