Depois do sucesso dos dois últimos anos, Loulé mantém a aposta no desporto motorizado e volta a acolher os campeonatos nacionais de Todo-o-Terreno, servindo de centro nevrálgico a uma prova que passará pelos trilhos dos municípios do Algarve e do Baixo Alentejo, de 13 a 15 de abril.
A Baja de Loulé marca o arranque do campeonato nacional de TT em automóveis, com o aparecimento de novos projetos e viaturas, com garantia de qualidade e competitividade no terreno. Já a competição sob a alçada da Federação de Motociclismo vai na sua terceira ronda. Com motos e quads, sempre muito rápidos a abrirem as etapas, as atenções centram-se nos buggys, este ano designados SSV, a categoria que foi caracterizada recentemente como «melhor campeonato de TT europeu», aumentando a sua expressividade e número de adeptos.
A prova algarvia começa na quinta-feira, 13 de abril, com as verificações documentais e técnicas que decorrem na Zona Industrial de Loulé. Com esquema de prova restruturado, na Sexta-Feira Santa, a baja começa pela manhã com o prólogo na zona do Canil, nas imediações de Loulé. A partir das 13h terá lugar o primeiro sector seletivo, com 80 quilómetros, com início na Aldeia de Ameixial e final em Barranco do Velho. Mantendo a aposta na proximidade com o público, o Parque Fechado terá lugar na Av. José da Costa Mealha e o Parque de Assistência situa-se em pleno coração da cidade, permitindo acompanhar de perto o trabalho das equipas.
Para sábado disputam-se mais dois sectores seletivos, entre o triângulo Cortelha-Ameixial-Martim Longo, com mais de 200 quilómetros contra o cronómetro. Com um percurso bastante rolante, com bom piso e características muito similares a troços de rali, vai de encontro às expectativas dos participantes que elogiaram os traçados usados nas últimas temporadas. O evento encerra pelas 15h de sábado, no pódio instalado na Av. José das Costa Mealha, em Loulé, com a entrega de prémios aos vencedores. 
Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja de Loulé 2017 conta com o apoio das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e a colaboração das Câmaras Municipais de Almodôvar, Mértola e Tavira, Solverde-Casinos do Algarve, Hydraplan e da Acrimolde.