A experiência da alta montanha é algo que aqui pelo Algarve parece exótico para a maior parte de nós. No entanto, temos boas razões para que isso assim não seja. Primeiro, porque temos a montanha mais alta da Península Ibérica a «apenas» cinco horas de distância – a Sierra Nevada – com os seus 3.480 metros no pico mais alto. Segundo, porque a presença do aeroporto na capital algarvia nos dá acesso direto a vários destinos nos Alpes, e cada vez mais as companhias «low-cost» voam também durante o Inverno a preços extremamente acessíveis. E, em terceiro, porque a oferta de pacotes de férias de Inverno para todos os gostos (e bolsas) é muita.
Pessoalmente, adoro a montanha, seja para descer ou para subir, de Inverno ou de Verão. E foi no sentido de partilhar estas emoções fantásticas nos picos nevados que me juntei à equipa da MG Snowtrip. Este grupo de apaixonados pela neve oferece um programa único e muito interessante a quem se quer aventurar nos Alpes: um curso de ski e snowboard com instrutores portugueses, festas, campeonatos, jogos e refeições - tudo incluído no preço base. Acima de tudo, vive-se um ambiente fantástico e quase familiar, o que acaba por ser a principal razão e propósito de qualquer viagem: passar o melhor tempo possível a fazer o que se gosta. 
Dito isto, há muito mais para além da montanha do que aquilo que se vive numa semana a esquiar ou a fazer snowboard. Tive o privilégio de me dedicar aos ambientes Alpinos de forma mais permanente (com o projeto «The Perfect Winter», por exemplo) mas acabo por voltar sempre a esta viagem com muito gosto, já que, apesar de tudo, é com os velhos amigos que se vivem melhor as grandes emoções, seja na montanha, no mar ou em qualquer envolvência.

Destino: Risoul, Provença-Alpes-Côte d'Azur

A estância onde a MG assentou arraiais nos últimos anos é o domínio La Fôret Blanche, com duas vilas principais onde os turistas se podem instalar: Vars, muito conhecida pelos seus snowparks e ambiente mais «radical»; e Risoul, com uma vertente mais familiar e de grupo. Foi nesta encosta que se alojaram os mais de 200 participantes da MG Snowtrip. Entre as duas vilas há mais de 180 quilómetros de pistas a descobrir, bem como encostas e vales fantásticos para descidas fora de pista. 

Texto: João Saraiva | Fotografia: Joe Mann / Got It Freestyle Shootings

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__102