A autarquia de Portimão vai avançar com um ambicioso plano de reabilitação das principais vias do concelho com o objetivo de garantir mais segurança, melhor mobilidade e maior dignidade do espaço público aos seus munícipes. Este investimento visa a requalificação das principais artérias de Portimão, sem manutenção ao longo dos últimos anos em virtude dos graves constrangimentos financeiros que afetaram a autarquia, impedida por lei de abrir novos concursos públicos para a gestão normal da cidade.
A aprovação, no final de 2016, do plano de pagamento da dívida via Fundo de Apoio Municipal libertou, por fim, os fundos necessários à recuperação destas infraestruturas vitais. Nesse sentido, as obras irão arrancar de imediato com a reabilitação de vários arruamentos considerados críticos, consistindo a maior parte das intervenções em repavimentação do asfalto. Numa 1ª fase, serão repavimentados os seguintes locais: Urbanização da Raminha, Urbanização Vale Freire, Avenida Miguel Bombarda, Rua Coca Maravilhas, Rotunda do Hospital, Rua Sebastião Ramires, Rua da Pedra, Rua da Olivença, Rua Serpa Pinto, Rua do Viveiro.
As obras de recuperação das vias da cidade irão prolongar-se pelos próximos três anos e estima-se que a autarquia investa mais de três milhões de euros nesta área. Para além destas intervenções, a Câmara Municipal de Portimão tem em curso outras empreitadas que visam melhorar o espaço público, como é o caso das duas novas rotundas na avenida São João de Deus e na Estrada de Monchique, do programa global de recuperação e manutenção de uma série de espaços verdes do concelho, da reabilitação do Jardim 1.º de Dezembro (situado em frente do Teatro Municipal de Portimão - TEMPO), da manutenção dos espaços verdes da Praia da Rocha, da via V3 e da via V6.