São Brás de Alportel celebrou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 23 de abril, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, com uma Sessão de Apresentação Pública das Novas Designações Toponímicas em homenagem a dois ilustres algarvios, o Prof. José de Sousa Uva Júnior e a Prof.ª Doutora Teresa Júdice Gamito. Num ambiente familiar e com muita emoção no ar, estiveram presentes mais de duas dezenas de familiares dos dois homenageados que partilharam histórias, memórias e vivências numa viagem pelo passado, para recordar com reconhecimento dois percursos de vida tão diferentes quanto importantes para a região algarvia.
Teresa Júdice Gamito dá agora nome ao arruamento situado a sul do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, evocando a importante participação da arqueóloga e investigadora nos estudos que permitiram conhecer melhor o ex-libris arqueológico de São Brás de Alportel: a «Calçadinha». Licenciada em Filologia Germânica e Doutorada em Pré-História e Arqueologia, Teresa Gamito foi docente na Universidade do Algarve de 1982 até 2006, aquando do seu inesperado desaparecimento, tendo sido a primeira mulher portuguesa catedrática em Arqueologia.
Os seus interesses científicos incidiram desde sempre nas áreas da cultura, tecnologia e na vida da região mediterrânica. No Algarve, foi responsável por algumas das principais escavações arqueológicas que permitiram conhecer melhor os povos que por aqui passaram, com um contributo fundamental para o conhecimento da história do concelho.
O Município de São Brás de Alportel entende a toponímia como um Museu a céu aberto, onde os residentes e visitantes podem conhecer melhor a história dos seus antepassados. Tal como um Museu com diversas salas ou seções, também no mapa toponímico surgem zonas dedicadas a diferentes temáticas, razão pela qual os arruamentos adjacentes à Calçadinha têm vindo a receber por designações toponímicas nomes de arqueólogos, como aconteceu já com Estácio da Veiga e Leite de Vasconcelos e agora com Teresa Gamito.



Por seu lado, a nova via transversal à Rua António R. Silva (rua que evoca o benemérito são-brasense que legou ao concelho a antiga Escola da Órfãs, que posteriormente acolheu a primeira localização do Colégio de São Brás), localizada bem perto de uma escola 1.º ciclo, recebeu a designação de Rua José de Sousa Uva Júnior, em homenagem ao antigo Sub-Diretor da Escola Tomás Cabreira (entre 1939 e 1943), Vice-Presidente da Junta Geral do Distrito de Faro e Procurador, pelo Ensino Técnico, ao Conselho Provincial do Algarve. Professor e poeta, natural de São Brás de Alportel, José de Sousa Uva Júnior também era compositor, muito bem-humorado, guardando no seu coração um lugar especial para a sua terra natal que descrevia, segundo declarações do filho mais novo, João de Sousa Uva, como “a minha ditosa pátria, sempre amada”.