A Núbia nasceu, no dia 13 de março, filha de Rociera, égua puro sangue lusitano, de 18 anos, e de Peralta, também um cavalo puro sangue lusitano, com 22 anos. Criação do cavaleiro são-brasense Daniel Pires, é uma pequena égua lusitana, de apenas um mês de idade mas com um imenso futuro pela frente, representando uma grande promessa no mundo da equitação no Algarve e no país.
Da mãe, pura lusitana pontuada, com pontuação de 79 pontos, Núbia herdará certamente a elegância e destreza. Do pai, reprodutor de mérito e medalha de bronze no Campeonato da Europa para cavalos novos e já com vários outros filhos campeões, a pequena trará a força e a valentia para conquistar o futuro. Ao longo dos oito anos de dedicação às competições e aos cavalos, Daniel Pires já alcançou duas medalhas de ouro nos Campeonatos do Algarve, duas medalhas de bronze em Campeonatos Nacionais e duas medalhas de bronze no Festival Internacional. Os excelentes resultados apresentados pelo jovem são-brasense são fruto de muita dedicação, trabalho e uma paixão incomensurável por estes majestosos animais.
Daniel Pires é, de facto, um dos mais bem-sucedidos cavaleiros portugueses da atualidade, tendo conquistado o título de campeão do Algarve em 2014 e 2016 (nível M e P) e sido vencedor da Medalha de Bronze no Festival Internacional 2014 e 2016 (nível M e P); Medalha de Bronze no Campeonato de Portugal 2014 e 2016 (nível M e P) sempre com cavalos lusitanos; Campeão da 1.ª Taça Algarve (nível M) disputada em São Brás de Alportel e da 2.ª Taça Algarve.