No âmbito do CREATOUR, a Odiana viu aprovada a sua candidatura «Oficinas do Saber Tradicional» na 1ª Chamada de Projetos Culturais/Criativos. O projeto CREATOUR pretende desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais. Combina mapeamento cultural e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo. Este projeto irá organizar IdeaLabs regionais e nacionais, conferências internacionais anuais e desenvolver cursos de formação avançada e publicações. 
De um conjunto de 138 candidaturas foram selecionadas cinco por cada região, na qual a Odiana mereceu luz verde. A cada uma das entidades selecionadas será atribuído um apoio pela participação no projeto de investigação, no valor de dois mil euros. O projeto da Odiana,  «Oficinas do Saber Tradicional» pretende, de forma dinâmica e interativa, revitalizar e promover algumas tradições do Baixo Guadiana, envolvendo várias temáticas e diferentes públicos-alvo.
A estratégia está focada na criação de pacotes turísticos com experiências únicas intituladas «Oficinas de Saber Tradicional». Estas oficinas recaem sobre produtos exímios do território como as Salinas Tradicionais , o Pão Caseiro, Cestaria, Doçaria Tradicional, Empreita e Renda de Bilros. Neste âmbito, a Odiana vai participar, nos dias 21 e 22 de abril, no 1.º Idealab Regional a acontecer na Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.
O CREATOUR tem uma duração de 24 meses, é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra  e é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.