Foi já divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa a lista de praias que ostentarão a Bandeira Azul em 2017 e, pelo segundo ano consecutivo, todas as praias do concelho de Olhão – Armona-mar, Armona-ria, Fuseta-mar e Fuseta-ria – hastearão este símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental. “Como autarca e como olhanense, não poderia deixar de estar extremamente satisfeito e esta é a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito em termos de preservação da qualidade ambiental nos nossos espaços balneares. Esta é, e continuará a ser nos anos vindouros, uma prioridade constante para este Executivo”, garantiu o presidente da Autarquia, António Miguel Pina.
A Bandeira Azul vai ser este ano hasteada em 320 praias nacionais, 292 costeiras e 28 fluviais. 14 portos ou marinas também são distinguidos, tal como cinco embarcações ecoturísticas, o que acontece pela primeira vez. O novo recorde coloca o país no sexto lugar internacionalmente e, em termos percentuais, Portugal também lidera o ranking, com 55 por cento das praias a receberem o galardão, que é atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.
Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.