A banda portuguesa de hip-hop, soul e funk instrumental Orelha Negra vai atuar no Auditório Municipal de Albufeira, no dia 28 de abril, no âmbito do Ciclo de Concertos GAJ, num espetáculo que contará ainda com a atuação do artista algarvio Ehliu.
Os Orelha Negra são formados por um conjunto de músicos apaixonados pelas sonoridades afro-americanas: Sam The Kid (MPCs), Cruzfader (DJ), Fred Ferreira (bateria), Francisco Rebelo (baixo) e João Gomes (teclas). Trata-se do único grupo de hip-hop em Portugal que não tem vocalista, comunicando através dos sons, dinâmicas, breaks, grooves e batidas, e o seu som torna-se ainda mais viciante nos espetáculos ao vivo, onde se cria um ambiente de alta sinergia com o público. 
Depois de terem tocado juntos na digressão de Sam The Kid em 2008, os cinco resolveram-se juntar e gravar Orelha Negra, o disco de estreia homónimo. Em 2011 lançam o álbum Mixtape e em 2013 é editada a segunda Mixtape da banda. O grupo tem atuado nos mais relevantes festivais e eventos do país, esgotando por duas vezes o CCB (2012 e 2016). Prestes a editar um novo trabalho, os Orelha Negra vêm a Albufeira apresentar temas inéditos que integrarão o próximo disco de originais e também alguns temas dos dois primeiros álbuns, não faltando os medleys envolventes e ritmados a que têm habituado o público.


A primeira parte do espetáculo vai ficar a cargo Ehliu, um artista de Albufeira com ascendência cabo-verdiana e angolana. Em 2005, aventurou-se na área de produção, começando a compor e cantar alguns temas originais que o classificaram entre os cinco melhores artistas no concurso nacional de bandas originais do Myspace. Em 2006, participa no concurso de remix promovido pela Indaba Music -New York, onde se destacou com o tema «If you give me love», eleito pelo público como o melhor remix. Em 2011 fez parte do grupo DHD que criava temas nos estilos Regaton, R&B e Ragga, e em 2013 decidiu apostar e iniciar a sua carreira musical a solo com a participação de outros produtores e músicos.