Pelo segundo ano consecutivo, o executivo portimonense liderado por Isilda Gomes apresentou um relatório de contas com Resultados Líquidos Positivos. O documento discutido e aprovado, no dia 20 de abril, em reunião de câmara, deu a conhecer a realidade económico-financeira em 2016, fortemente marcada pelos resultados positivos na ordem dos 10 milhões de euros, mais 1.9 milhões de euros que o registado em 2015, e pela inexistência de pagamentos a fornecedores em atraso. Recorde-se que, em 2011, o saldo era de 20,5 milhões de euros negativos.
Em termos de endividamento líquido municipal, o Município de Portimão registou, em 2016, uma redução no excedente do limite do endividamento face ao ano anterior de cerca de 34,6 milhões de euros. No que diz respeito a Pagamentos em Atraso, a autarquia conseguiu alcançar os objetivos definidos para a redução do volume de pagamentos em atraso no final do exercício de 2016, sobretudo pelo facto de ter conseguido concretizar os acordos de regularização da dívida celebrados com instituições financeiras e fornecedores no âmbito do procedimento FAM. Na presente data, o município de Portimão não tem qualquer pagamento de fornecedores em atraso.   
Por fim, e após cerca de quatro anos de fundos disponíveis negativos que impediram legalmente qualquer despesa de investimento, a partir do 2.º semestre de 2016, o cálculo dos fundos disponíveis passou a ser positivo, alcançando em dezembro de 2016 os 3,3 milhões de euros positivos. Este aspeto é determinante porque estão finalmente reunidas as condições legais e financeiras para se conciliar os pagamentos da dívida com o desenvolvimento das funções municipais, nomeadamente a recuperação e manutenção do espaço público – zonas verdes e jardins, rede viária e sinalização rodoviária, passeios e zonas pedonais, iluminação pública, parques infantis -, o apoio ao associativismo, a ação cultural, o desporto, a juventude e educação, a proteção civil, o apoio à dinamização da economia local e a concretização de um conjunto de investimentos estruturantes, dos quais se destaca o novo cemitério municipal.