Encerrou, no dia 19 de abril, a terceira edição do Programa Municipal de Sensibilização «A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger» com uma exposição estática de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil na Escola Júdice Fialho. Iniciada em 2014, já abrangeu até à data mais de 20 mil alunos, docentes e colaboradores de todos os estabelecimentos de ensino público e privado do concelho de Portimão.
O Programa está inserido na estratégia de educação para o risco, no âmbito do Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal, e tem sido aprovado anualmente pela Comissão Municipal de Proteção Civil, a qual é presidida pela Presidente da Câmara Municipal. São objetivos desta iniciativa local construir uma comunidade mais resiliente, sensibilizando a comunidade escolar para uma cultura consciente de segurança, que contribua para uma melhoria progressiva e continuada das condições de segurança das Escolas do Município, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população. Estas crianças e jovens são, também, um veículo privilegiado de transmissão de informação aos adultos, no contexto familiar, influenciando atitudes de segurança positiva no dia-a-dia da comunidade.
No presente ano foram levadas a cabo 176 ações entre formação de primeira intervenção para as equipas internas do Plano de Emergência, no âmbito das medidas de autoproteção; mass-training de Suporte Básico de Vida; Ação de Sensibilização sobre «O que fazer em caso de emergência», com conteúdos adaptados para cada nível de ensino; exposições estáticas de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil; exercícios funcionais/setorais e à escala total (com meios reais) para testar as medidas de autoproteção face a uma situação de emergência; e sessões temáticas sobre riscos específicos. Foram ainda realizadas 19 visitas ao Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro.
Estes eventos, promovidos pela Câmara Municipal de Portimão através do Serviço Municipal de Proteção Civil, abrangeram, este ano letivo, mais de cinco mil pessoas da comunidade escolar e contaram com a colaboração da Autoridade Marítima/Policia Marítima e Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros de Portimão, Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Infraestruturas de Portugal, Instituto Nacional de Emergência Médica, Policia de Segurança Pública, Sapadores Florestais e das direções dos cinco agrupamentos de escolas do concelho.