O projeto Diabetes na Serra de Silves, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves, a Unidade de Cuidados na Comunidade Rio Arade, a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados de Silves, a Unidade Coordenadora Funcional de Diabetes do ACES Barlavento e a Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, venceu a edição da Missão Sorriso 2016. Este projeto aplicado no concelho de Silves foi um dos 40 projetos distinguidos, tendo-lhe sido atribuído um prémio no valor de 21 mil e 500 euros.
A ação visa a melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde e a vigilância junto da população mais idosa, através da realização de consultas efetuadas por uma equipa constituída por médica e enfermeiro no domicílio de utentes idosos e residentes na serra de Silves. Todos os utentes têm o diagnóstico de Diabetes Mellitus, não tendo seguimento regular em consultas hospitalares e de centro de saúde.
Fazendo-se chegar os cuidados de saúde diretamente aos local de residência dos doentes, está-se a melhorar a acessibilidade aos mesmos, promovendo a sua continuidade e a melhoria da qualidade de vida de doentes com uma patologia cada vez mais prevalente em Portugal e cuja vigilância é determinante para a prevenção e para o diagnóstico precoce. A equipa composta por Rita Xavier (Médica), Luís Santos (Enfermeiro), Isabel Leal (Assistente Técnica) e Ana Paula Samúdio (Coordenadora/Responsável), bem como todos os parceiros institucionais, viram o esforço do seu trabalho recompensado pelo projeto «Missão Sorriso», do Grupo Sonae, que a partir de 2017 se passará a chamar «Missão Continente».