Uma encenação teatral dinamizada pelo Grupo de Teatro de S. Marcos da Serra no Largo da Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines dará o pontapé de saída, pelas 9h do dia 23 de abril, à segunda edição do «Por Atalhos do Remexido». Até 1 de maio são várias as iniciativas organizadas pela Associação Cultural «Trilhos do Remexido», com o apoio da Câmara Municipal de Silves.
Ainda no dia 23, pelas 10h, haverá uma visita guiada ao Museu do Traje e, pelas 11h30, um encontro com os participantes do Circuito Temático 4X4, que decorrerá também nesse espaço museológico. O circuito inicia-se às 12h, sendo um percurso de dificuldade baixa, que levará os participantes até Santa-Clara-A-Velha e terminará, pelas 15h, em S. Marcos da Serra, no Largo da Igreja.
No dia 29 de abril haverá novo conjunto de atividades no Largo da Igreja de S. Marcos da Serra: um mercado à moda antiga, entre as 9h e as 24h; um ciclo de debates moderados por Sérgio Brito e Aurélio Marco às 11h; o espetáculo de Marionetas «Dois Contos De Reis», por Delphim M., às 13h; uma recriação histórica e cortejo, dinamizados pelo Grupo de Teatro de S. Marcos, entre as 15h e as 19h. O fim do dia trará um espetáculo de cante alentejano com o grupo Quatro Cantos, que tem início marcado para as 19h, seguindo-se uma ceia, pelas 20h, e um espetáculo de fogo e malabares pelas 22h, terminando os festejos às 24h.
No dia seguinte, 30 de abril voltam a estar abertos o mercado à moda antiga, repete-se o espetáculo de marionetas, desta feita com a história «Dois Contos de Reis» e a recriação histórica, nos mesmos horários. Pelas 19h atuarão os Trovadores do Redondo e a noite volta a ter uma ceia e um espetáculo de fogo e malabares, encerrando às 24h. Nestes dias haverá lugar a dois concursos: um para o melhor traje e outro para o melhor pregão de vendedor.
Dois percursos pedestres (que culminarão na Barragem da Sapeira) são o destaque para o dia 1 de maio. Ali, entre as 11h e as 13h, haverá nova recriação histórica, bem como várias outras atividades: Jogo do Pau, slide e o tradicional convívio familiar próprio da data.