São Brás de Alportel quer ajudar pais e familiares com os desafios da parentalidade

O Plano «Vale + Família» que o Município de São Brás de Alportel tem vindo a implementar em diversas áreas, tendo iniciado com atribuição do Vale Educação e mais recentemente o Vale Natalidade, integra a partir de agora uma nova área de atuação, o programa de formação «+Família», facultando a pais e familiares um ciclo de workshops que abordarão os mais diversos temas e desafios que se colocam à família. O programa é uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens numa parceria com a Associação para o Planeamento da Família e com o apoio do Município são-brasense.
O programa de formação nasceu do desejo de ajudar pais e demais familiares a sentirem-se melhor acompanhados e informados, quando se deparam com dúvidas e receios referentes ao desenvolvimento dos seus bebés ou crianças, num momento tão importante na vida de uma família. Na procura de dar respostas a esses anseios será organizado um ciclo temática para debater questões específicas das diferentes fases na vida de uma criança: Pré-natal; 1.ª infância (até 3 anos); 2.ª infância (dos 3 aos 6 anos); 3.ª infância (dos 6 aos 11 anos); adolescência (mais de 11 anos) e temas genéricos, com vista a proporcionar às famílias momentos de partilha e reflexão conjunta, no sentido de promover uma parentalidade mais consciente e informada.
A apresentação do «+ Família» acontece no dia 8 de abril, pelas 15h, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, em São Brás de Alportel. Seguir-se-á, pelas 15h30, o primeiro workshop do ciclo subordinado ao tema «Cuidados na Gravidez», com a presença de Fernanda Vilela, médica interna de especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. As sessões, de participação gratuita, prosseguem no dia 29 de abril, pelas 15h30, com o tema «O sono do Bebé».

0 comentários:

Enviar um comentário