A Semana da Ria Formosa nasceu da vontade e união de várias entidades com preocupações ligadas ao meio ambiente, no dia 2 de Fevereiro de 2016, data de assinatura do Protocolo entre a Águas do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente-APA / ARH Algarve, entre outros. Considerando a área de intervenção do projeto, e que a Ria Formosa tem a maior comunidade de Cavalos-Marinhos do mundo (espécie em vias de extinção), esta espécie delicada foi selecionada para ser a imagem na divulgação do evento.
O projeto é essencialmente dedicado à sensibilização ambiental nas escolas dos cinco concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa, visando promover a partilha pedagógica de experiências e em simultâneo o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais deste território. Em 2016, a Semana da Ria Formosa contou com cerca de 1600 participantes, devendo o número ser superado na presente edição.
Na génese de tudo está a consciência de que a sustentabilidade de um território depende das populações que nele residem, nomeadamente da sua compreensão crítica e capacidade interventiva, e que tal objetivo só será atingido através do acesso à informação ambiental como importante forma de consolidação de conhecimentos e da defesa do meio ambiente. A informação ambiental proporciona esclarecimento e instrução, permitindo que os indivíduos estejam aptos a interferir nos processos de decisão assumindo, desta forma, um papel básico para a formação cívica do indivíduo.
A Semana da Ria Formosa pretende funcionar, assim, como um instrumento de sensibilização e formação dos mais jovens. Para esse fim, apresenta um conjunto diversificado de ações, nas quais as escolas já se podem inscrever, e que são oferecidas pelas entidades parceiras do projeto. Para além disso, podem ainda realizar-se algumas atividades dentro dos próprios estabelecimentos de ensino, nomeadamente trabalhos escolares sobre a Ria Formosa, no âmbito de algumas disciplinas letivas e sua divulgação à restante comunidade escolar, que poderá ser feita através de pequenos debates, PowerPoint, exposições fotos/desenho/escultura, trabalhos de reciclagem, teatro, percursos pedestres.