Portimão está a comemorar os 43 anos da Revolução de Abril com um conjunto diversificado de iniciativas onde, no dia 21 de abril, o desporto, o teatro e a história assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. Destaque para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em Motonáutica, que tem início às 14h, com os Treinos Livres no estuário do Rio Arade na Zona Ribeirinha. A magia da alta velocidade regressa com o aliciante de incluir dois espetáculos desportivos imperdíveis, uma vez que junta a modalidade da F4 ao «prato principal» da F1. Com nove equipas participantes de seis países diferentes e 18 grandes pilotos de 11 nacionalidades, a especialidade de F1 é a mais antiga, mais internacional e mais bem-sucedida da motonáutica.
Frederico Lourenço, galardoado com o Prémio Pessoa 2016, vai palestrar na Conferência «Bíblia, História e Filosofia», pelas 18h, no Museu de Portimão. Organizada pelo Grupo de Filosofia da Escola Manuel Teixeira Gomes, este momento proporcionará a todos os interessados na filosofia e no debate crítico de ideias uma excelente oportunidade para ouvirem e questionarem figuras de referência da Filosofia e Cultura nacionais. Frederico Lourenço é ficcionista, ensaísta, poeta e tradutor e é atualmente professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Traduziu a «Ilíada» e a «Odisseia» de Homero e está de momento a trabalhar na tradução integral da Bíblia a partir dos textos originais em grego, de que foram já publicados dois volumes.
Pela noite, às 21h30, o teatro vai revolucionar o Grande Auditório do TEMPO com a peça «Portugal Não é Um País Pequeno», de André Amálio, um espetáculo de teatro documental que reflete a ditadura e a presença portuguesa em África, em particular a vida dos antigos colonos portugueses através dos seus testemunhos reais. À mesma hora, mas na Casa Manuel Teixeira Gomes, a comemoração dos 43 anos da democracia merece que muitas histórias sejam contadas e recordadas através do Ciclo de Conferências «Histórias com História» este mês sob o mote «Eleições Livres e Assembleia Constituinte». Os convidados são o deputado João Soares e o jornalista Horácio Vale César, que vão contar episódios essenciais para o conhecimento histórico do 25 de abril de 1975.