Entre 9 e 14 de maio, a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Torneio Internacional de Portimão e o Campo de Treinos ministrado pela treinadora búlgara, Silviya Petrova Miteva, fazem de Portimão paragem obrigatória dos amantes desta disciplina. A duas semanas do arranque da competição ultimam-se os preparativos para aquela que será uma das mais importantes competições internacionais da disciplina de Ginástica Rítmica.
Organizada pela Federação de Ginástica de Portugal, pela Câmara Municipal de Portimão e pela Associação Turismo de Portimão, a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão irá reunir, entre 12 e 14 de maio, perto de uma centena e meia de participantes, provenientes de 12 países. Serão mais de uma dezena de idiomas que se irão ouvir no Portimão Arena, mas que se traduzirão numa expressão única de rara beleza, como aquela que só a ginástica rítmica é capaz de proporcionar.
A etapa portuguesa do circuito de Taças do Mundo de Ginástica Rítmica irá contar com a participação de alguns dos países que marcaram presença nos pódios dos Jogos Olímpicos. Na vertente de conjuntos, Portugal irá receber a Rússia, que nos últimos 20 anos se sagrou campeã, tendo recebido o seu 5.º ouro consecutivo no Rio em 2016, e a Espanha, o forte grupo espanhol que arrebatou a medalha de prata na última edição dos Jogos Olímpicos. Destaque ainda para o grupo de Itália, que ocupou o 4.º lugar no Rio de Janeiro. Tânia Domingues (CNM) e Laura Sales (SFUAP) representarão as cores nacionais e as duas ginastas estão em preparação para este novo ciclo olímpico, contando com o apoio da treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva. Esta será a competição internacional que antecede o Campeonato da Europa da disciplina, que decorrerá apenas uma semana depois, entre 19 e 21 de maio, na Hungria.
O aquecimento para a Taça do Mundo Ginástica Rítmica de Portimão será dado com o arranque, a 9 de maio, da 26ª edição do Torneio Internacional de Portimão, que terá a participação de jovens promessas da disciplina em representação de seis países. Organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, pela Câmara de Portimão e pela Associação Turismo de Portimão, é o regresso a casa da mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal, que durante anos contribuiu para o crescimento da disciplina no país e para a imagem de Portimão.
Ver, viver e treinar como a elite esses são os objetivos do campo de treinos – Spring Camp Portimão 2017, que irá decorrer, pela primeira vez em Portugal, entre os dias 11 e 14 de maio, orientado pela búlgara Silviya Petrova Miteva. Foi treinadora da seleção nacional da Bulgária entre 2001 e 2013 e treinadora da ginasta Silviya Miteva – três vezes medalha de bronze em Campeonatos da Europa, três vezes medalha de bronze em Campeonatos do Mundo, medalha de bronze nos Jogos Mundiais e Universíadas. Enquanto ginasta, Silviya Petrova Miteva foi finalista dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, foi membro da Seleção Nacional de Ginástica Rítmica da Bulgária - Conjuntos e foi Vice Campeã da Europa em 1982 – Conjuntos.