As celebrações quaresmais, em Tavira, integram diversos momentos, dos quais se destacam as procissões do Triunfo em Domingo de Ramos (9 de abril), do Enterro do Senhor (14 de abril), a Via Sacra (10 de abril) e o Concerto de Páscoa (16 de abril).
No dia 9 de abril, Domingo de Ramos, pelas 16h, tem lugar a Procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo. Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta por vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte. Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.
A Via Sacra, promovida pelas Paróquias de Tavira, decorre, no dia 10 de abril, a partir das 21h, num percurso composto por 14 estações. Trata-se de uma manifestação da Fé Cristã que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.
A Procissão do Enterro do Senhor tem lugar, no dia 14, Sexta-feira Santa, pelas 21h, a partir da Igreja da Misericórdia. Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.
Ainda neste âmbito realizam-se, nos dias 8 e 9, nas igrejas de Santa Luzia (8 de abril, 16h), Cabanas (8 de abril, 18h30), São Paulo (9 de abril, 9h), Conceição (9 de abril, 10h) e Santa Maria (9 de abril, 11h) a Celebração do Domingo de Ramos. No dia 13 é possível assistir, nas igrejas de Santa Luzia (15h), Conceição (18h) e Santa Maria (21h) à celebração da Ceia do Senhor.
Já nos dias 14 e 15 terá lugar, na Igreja de Santiago, pelas 10h, a Oração de Laudes. Também no dia 15 está prevista, pelas 21h, na Igreja de Santa Maria, a Vigília Pascal. No dia 16, realiza-se a Celebração da Ressurreição do Senhor nas igrejas de São Paulo (9h), da Conceição (10h), de Santa Maria (11h) e de Santa Luzia (11h30). Ainda neste dia tem lugar, pelas 9h45, com partida da Igreja de São Paulo, a Procissão da Ressurreição. As celebrações encerram, no dia 16, pelas 18h, na Igreja do Carmo, com o Concerto de Páscoa: Stabat Mater Dolorosa de Giovanni Battista Pergolesi.