Vila Real de Santo António já tem um novo clube de ciclismo de estrada. O projeto é liderado pelo atleta Amaro Antunes, natural do município, e surge com o objetivo de apostar na formação das camadas jovens, sendo prioridade a constituição de uma escola.
Para já, a equipa arranca com o plantel sénior - na vertente de ciclismo de competição amador, que terá, nesta fase inicial, cerca de uma dezena de corredores, estando já agendada a sua participação em diversas provas. O município de Vila Real de Santo António será um dos patrocinadores e impulsionadores do Clube de Ciclismo Amaro Antunes, que pretende reativar a modalidade no concelho e dar resposta ao elevado número de praticantes.
Nesta época, o plantel sénior participará em diversas competições, entre granfondos e contrarrelógios por equipas, estando o foco principal na Taça do Algarve de Ciclismo, que integra cinco provas, pontuáveis para a classificação geral deste troféu. “A constituição deste projeto é o resultado de um sonho antigo que, graças à colaboração e ao emprenho de vários amigos e patrocinadores, se tornou possível”, explica Amaro Antunes, presidente do clube.
Na sessão de apresentação realizada no dia 31 de março, Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, considerou que a criação deste novo clube devolve o ciclismo de estrada ao concelho, “enquanto a escola de formação semeará os frutos para desenvolver a modalidade e mostrar que o desporto está bem vivo entre nós”.