A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é o principal evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura italiana. De 12 a 14 de maio, regressa pela quinta vez a Loulé, apresentando algumas das melhores produções do cinema do «belpaese» no Cine-Teatro Louletano. Além da exibição de algumas das mais interessantes obras da recente cinematografia italiana, é proposto ao público algarvio um conjunto de atividades paralelas ligadas à língua, à gastronomia e à música de Itália.
No dia 12, pelas 21h, é exibida a película «Se Dio vuole», de Edoardo Falcone. No sábado, dia 13, pelas 16h30, a organização propõe uma aula de italiano para principiantes (inscrição prévia, lugares limitados). Às 19h, é apresentada «Un Bacio», de Ivan Cotroneo e, às 21h, «Perfetti sconosciuti», de Paolo Genovese.
No dia de encerramento, 14 de maio, pelas 16h30, vai estar em exibição «Lo Chiamavano Trinità», de Enzo Barboni. Segue-se, às 19h, um «Cine-Jantar», o momento em que mais assumidamente o público poderá experienciar a ligação direta que existe entre o cinema e a gastronomia, através de uma ementa criada pelo chef Francesco Angelo Ogliari: Focaccia olio e rosmarino e frittatina di parmigiano e cipolle rosse (Focaccia caseira e omelete de queijo parmesão e cebola roxa), Pappa al pomodoro con basilico, pesto alla genovese e burrata (Migas de tomate à moda italiana com manjericão, pesto genovese e queijo burrata) e Torta caprese (Tarte de chocolate com amêndoas e nozes). Este ano, como complemento ao jantar, será apresentado o filme «Firenze e gli Uffizi», de Luca Viotto, uma viagem multidimensional e multissensorial ao Renascimento através das suas belezas mais representativas.
O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano.