14.º Festival MED aposta na comunicação e novas tecnologias para promover programa


O Festival MED continua a apostar fortemente na área da comunicação para promover-se nacional e internacionalmente. Prova disso é que a diversidade do programa da 14ª edição, que vai muito para além da música, está a ser comunicada há já alguns meses, através dos mais diversos suportes comunicacionais.
O público poderá aceder a toda a informação sobre bandas, conceitos, programação ou compra de bilhetes no site do Festival. A Comunicação Social também não foi esquecida e, no site www.festivalmed.pt, existe uma área de acreditação para a Imprensa. “Comunicação e tecnologia estão de mãos dadas nesta estratégia e, este ano, será reeditada a aplicação móvel do MED que recebeu muitos elogios pelas suas funcionalidades. Esta App permite ter não só um conhecimento sobre toda a informação disponibilizada no site, mas também, quem se encontra no recinto, poderá aceder a um série de informação sobre os espaços, horários dos concertos ou notícias e imagens atualizadas sobre o que está a acontecer no Festival”, explicou Carlos Carmo, coordenador do MED.
Em termos dos media partner, a Câmara Municipal de Loulé, entidade organizadora do evento, reforçou as parcerias que tem com alguns dos mais importantes meios de comunicação social nacionais, mas também estrageiros. Este ano, para além da SIC Radical, também a SIC generalista estará associada ao Festival. A Antena 1 e Antena 3, que ao longo dos anos têm tido uma importante parceria com o MED, com transmissões em direto de largas horas, voltam a estar em Loulé. Também a Revista BLITZ, uma referência na divulgação da música em Portugal, vai estar associada ao Festival MED. Em termos internacionais, o destaque vai para três das mais importantes revistas que promovem a World Music que também terão repórteres em Loulé: a espanhola Mundo Sonoro e as britânicas Songlines e fRoots.
De acordo com a Revista Marketeer, o Festival MED é o 12.º festival que mais exposição mediática tem gerado desde o início do ano. O evento é o único do Algarve a fazer parte dos primeiros 25 que mais «tempo de antena» têm tido, segundo este ranking elaborado pelo MediaMonitor, do Grupo Marktest. O MED gerou, entre janeiro e março, 166 notícias, tendo obtido um Índice de Exposição Mediática de 40,7 por cento, o que equivale a um retorno financeiro de 136 mil euros. Desta lista, encabeçada pelo NOS Alive, fazem parte 136  festivais de todo o país.


A consolidação e a afirmação do Festival MED no panorama musical nacional e internacional, bem como o reforço da sua imagem e do seu posicionamento no contexto dos grandes festivais têm sido, de acordo com o diretor do evento, Hugo Nunes, as preocupações da organização. Fruto desse trabalho, o MED tem sido distinguido por várias entidades nacionais e internacionais. Em março deste ano, a edição de 2016 recebeu o prémio de «Melhor Festival de Média Dimensão da Península Ibérica», atribuído pelos Iberian Festival Awards, um galardão que visa premiar festivais que recebem um público entre 1500 e 10000 pessoas por dia, que já estão consolidados e que contam com um público fiel, mas ainda com potencial de crescimento, e que são considerados festivais criativos.
Hugo Nunes destacou ainda a atribuição do selo europeu EFFE Europe for Festivals and Festivals for Europe, promovida pela Plataforma Europeia de Festivais – EFFE (sob a tutela da EFA – European Festivals Associations), para os anos de 2017 e 2018, bem como a integração do Festival MED na plataforma «Portuguese Music Festivals», do Turismo de Portugal, onde apenas um lote exclusivo de cinco festivais estão integrados. “Este é o reconhecimento do seu papel enquanto instrumento turístico de promoção do país e da região”, frisou o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé.

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