Arranca, no dia 1 de maio, a 6ª edição do «Mostra-te» - Mostra de Juventude de Olhão que é uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, através da Casa da Juventude, e que apresenta uma agenda cheia de atividades ao longo de todo o mês e em vários locais do concelho. No ano em que assinala o seu 13.º aniversário, a Casa da Juventude de Olhão aproveita, assim, para mostrar a sua dinâmica e apresentar o trabalho que desenvolve ao longo do ano.
As atividades são diárias e vão da música ao teatro, passando pela dança, cinema, artes plásticas, exposições, demonstrações, entre outros eventos, desenvolvidos pelos jovens de Olhão e pelas entidades vocacionadas para a juventude, que este ano são cerca de 40. O dia de aniversário da Casa da Juventude é comemorado com um concurso de fado amador, organizado em parceria com o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo. A iniciativa decorre no sábado, dia 20, às 21h30, na zona dos mercados.
A CJO continua a dinamizar uma série de clubes que procuram dar resposta às necessidades dos olhanenses. Deste modo, aos clubes de teatro, desenho e BD, juntaram-se em 2016, os clubes de cinema e fotografia. Estes clubes trazem uma grande dinâmica à cidade e ao «Mostra-te», com aulas abertas, tertúlias, espetáculos, exposições e sessões regulares de cinema.
Um dos pontos altos do «Mostra-te» é o «Teatrão - Mostra de Teatro da Casa da Juventude de Olhão». A Casa da Juventude tem dinamizado, desde a sua criação, em 2004, um conjunto de atividades formativas, na área do teatro, direcionadas para os jovens. Em 2011, surgiu a necessidade de reformular a estrutura das oficinas, no sentido de possibilitar a continuidade aos alunos que frequentavam as formações e a integração de novos jovens em formações iniciais. Foi criado um espaço de aprendizagem e partilha, de acesso livre, direcionado para jovens com e sem formação. Anualmente, são levadas a cena três produções de grupos de diferentes faixas etárias, num total de 50 elementos. A edição de 2017 do Teatrão acontece no sábado, dia 13 de maio, a partir das 16h, no Auditório Municipal de Olhão.
Em 2011, a CJO passou também a facultar aos jovens músicos da terra um espaço onde desenvolvessem os seus projetos musicais. Em 2012, começou a ser promovida a criação de grupos musicais, com a possibilidade de se apresentarem publicamente. Dessa iniciativa nasceu o projeto «Bandas da Casa», agendado para dia 30 de maio, às 21h30, no Cais Club. Já o Campeonato Concelhio de Leitura, LER – Leitura Rápida e Expressiva, nasceu de um desafio lançado a todas as escolas do concelho, no sentido de promover a leitura e valorizar os melhores leitores. A festa final realiza-se, pelo 6.º ano consecutivo, no Auditório Municipal, no dia 2 de maio, às 14h00. Esta é uma iniciativa do Município de Olhão e das Bibliotecas Paula Nogueira, que se tornou já uma referência do «Mostra-te».
Este ano, a maior sala de espetáculos do concelho recebe igualmente a Gala das Francisquíadas, da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, no dia 5 de maio, pelas 20h, e a Gala da Drumschool, dia 16, pelas 21h, entre outras atividades. O desporto também tem lugar na Mostra de Juventude de Olhão e são várias as áreas que integram o programa deste ano, como BTT, ginástica, ioga, ou capoeira.