Na sequência do DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) Urbano Tavira 2020, encontram-se abertas, até 14 de dezembro deste ano, as candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – SI2E, do Programa Operacional Regional do Algarve para o território de intervenção do Grupo de Ação Local Urbano Tavira 2020. São suscetíveis de apoio a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, situadas na Freguesia de Tavira, designadamente, na Atalaia, no Bairro Jara/ Eduardo Lapa, na Horta do Carmo, na Porta Nova e na Quinta das Salinas.
O presente aviso tem como finalidade operacionalizar o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – SI2E, mobilizando de forma integrada os apoios a conceder, através do Fundo Social Europeu (FSE) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Pretende-se com esta medida a criação de novas empresas e a diversificação dos serviços/produtos oferecidos pelo tecido económico do concelho, capacitando as organizações para a inovação e competitividade. Para alcançar este objetivo, torna-se necessário dotar os atores locais de competências na área do empreendedorismo e inovação e capacitá-los para a criação de emprego.
As candidaturas podem integrar os dois Fundos de Coesão (FSE e FEDER) e deverão ser efetuadas, através do formulário eletrónico disponível no Balcão Portugal 2020 no sítio https://www.portugal2020.pt/Balcao2020/. A dotação global dos Fundos FSE e FEDER afetas ao presente concurso é de 255 mil euros, correspondendo 80 mil euros ao FSE e 175 mil euros ao FEDER.
O DLBC Urbano Tavira 2020 pretende potenciar a parceria no território com vista à melhoria das condições de vida da população, em particular as mais desfavorecidas, minimizando os fenómenos de pobreza, desemprego e exclusão social, bem como reforçando o empreendedorismo, a criação de emprego e o ensino. Os objetivos passam por reforçar o empreendedorismo e diversificar a atividade económica; promover a coesão e inovação social; promover novas respostas ao ensino.