Alcoutim promove Mobilidade Elétrica e Turismo Sustentável


No âmbito do lançamento da segunda fase do projeto do Governo de implementação da Rede Piloto para a Mobilidade Elétrica, o concelho de Alcoutim vai ser dotado de dois pontos de carregamento semirrápido para veículos elétricos, em via pública. A medida, ao criar as condições infraestruturais adequadas para que seja viável a utilização de veículos elétricos no território, irá posicionar o concelho como destino de turismo sustentável e funcionar como fator de atratividade turística.
Os postos serão colocados ao abrigo de um Protocolo de Colaboração Institucional para a Promoção da Mobilidade Elétrica e do Turismo Sustentável na região do Algarve, assinado no dia 18 de maio, em Portimão, na abertura do fórum internacional de projetos de mobilidade urbana sustentável. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
O protocolo conta com a participação do Turismo de Portugal, a Mobie.E, uma empresa que instala e gere pontos de carregamento de veículos elétricos, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC) e visa a promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região do Algarve. O objetivo é promover a implementação de uma rede de carregamento de veículos elétricos extensível a todos os municípios da região do Algarve, criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes que circulam na região, nomeadamente através de apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento, criar oferta para que os turistas possam dispor de viaturas elétricas durante a sua estada, e desenvolver uma campanha de promoção e sensibilização para uma mobilidade sustentável focada no turismo do Algarve.