Foi assinado, no dia 25 de maio, Dia da Espiga, símbolo de esperança e prosperidade, um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel com o objetivo de unir esforços em prol da melhoria das respostas de habitação social no concelho.
Considerada uma área prioritária para o Município, a intervenção social é encarada como um pilar essencial na construção de uma comunidade mais desenvolvida e inclusiva. A assinatura deste protocolo de colaboração pretende também dar resposta a situações de emergência social e desenvolver novas estratégias de intervenção, consolidando uma parceria já existente, sendo a Santa Casa da Misericórdia membro do Conselho Local de Ação Social e da Comissão Municipal de Habitação. O desenvolvimento de projetos que visem o repovoamento e dinamização populacional de sítios na zona serrana do concelho é outra das frentes desta estratégia de parceria.
No momento da formalização desta parceria, decorreu ainda a assinatura do primeiro contrato de comodato entre ambas as entidades, através do qual a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel cede gratuitamente ao Município a utilização de um imóvel, de sua propriedade, para fins de habitação social. O imóvel será objeto de obras para que possa constituir um novo fogo de habitação social.