Nos dias 29 e 30 de abril, a Junta de Freguesia de Ançã, a Federação Portuguesa de Orientação e a Associação Desportiva do Mondego organizaram a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de OBTT, o ORI-BTT de Ançã, que incluiu dois percursos de distância média, um dos quais apurando os vencedores do Campeonato Nacional da modalidade. As etapas percorreram os terrenos dos campos de treino, na freguesia de Ançã, que antecederam o MTBO16 disputado em Portugal, com um mapa atualizado e percursos na generalidade pouco técnicos, mas que requeriam uma grande concentração dos atletas, face à velocidade permitida pelos itinerários, na sua maioria limpos e com relevo pouco acidentado.
O «BTT Loulé/BPI/ELEVIS» participou com 14 atletas, dos quais cinco a competir nas categorias jovens (<20 anos idade) e ainda Duarte Lourenço, um júnior que este ano compete na categoria rainha masculina - Elites e representa a esperança do Ori-BTT nacional. No percurso de sábado, Campeonato Nacional de distância média, Davide Machado (.COM), não deu qualquer hipótese à concorrência, em Elites Masculinos e o mesmo fez Ana Filipa Silva (CPOC) na categoria feminina. Em H17, destaque para os atletas louletanos, com um triplo pódio do «BTT Loulé/BPI/ELEVIS», com João Mendonça campeão nacional, Diogo Horta vice-campeão e, em 3.º, João Fernandes. Em Juniores femininos (D20), Marisa Costa (BTT Loulé/BPI/ELEVIS), de apenas 16 anos, dominou e sagrando-se campeã nacional de distância média. Na classificação coletiva do Campeonato Nacional, o «BTT Loulé BPI/ELEVIS» venceu na categoria de H17, foi vice-campeão em Elites e obteve um honroso 3.º lugar na categoria de H40.
No que diz respeito à classificação do Ori-BTT Ançã, o «BTT Loulé/BPI/ELEVIS» triunfou em toda a linha em H17, Marisa Costa venceu em D20 e o júnior Duarte Lourenço alcançou o segundo lugar em Elites. Coletivamente, o clube arrecadou mais um primeiro lugar com 2036,69 pontos, seguido do Clube de Orientação do Centro, com 1535,30 pontos, e o Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (NADA), com 1260,15 pontos.