A Câmara Municipal de Lagoa homenageou Manuel Gamboa na passagem do seu 92.º aniversário, no dia 24 de maio, no Convento de S. José, coincidindo com a apresentação pública da obra biográfica «A Jornada de Mestre Gamboa», de Maria Helena do Carmo.
Após um momento de música coral e de poesia, onde foi dito um poema do reconhecido artista plástico lagoense, o Presidente da Autarquia, Francisco Martins, deu início à cerimónia com palavras de afeto e louvor a Manuel Gamboa, a que se seguiu a apresentação da obra por Feliciano Flor e pela autora, Maria Helena do Carmo. Manuel Gamboa disse, de forma primorosa, alguns dos seus poemas, o que encantou os presentes.
Esta justa e merecida homenagem, que foi aberta a toda a população, teve o seu momento alto quando, no claustro do Convento, o pintor foi surpreendido pelo carinho dos convidados e amigos, que lhe cantaram os parabéns. O apagar das velas, o partir do bolo e o champanhe, acompanhados pela música de Mariana Martins em guitarra portuguesa, culminaram um agradável e emocionante convívio que ficará na memória do homenageado e de todos os presentes.