A equipa mais jovem do KCCA destacou-se na primeira etapa do campeonato nacional de Esperanças de canoagem, disputado nas águas do rio Guadiana, ao conquistar cinco medalhas de Ouro e uma de Bronze. Os primeiros lugares foram alcançados por Filipe Busel em K1 Menor, Maria Wilkinson em K1 Iniciado «A» feminino, Rúben Luís em K1 Iniciado «A», Inês Luís em K1 Infantil «A» feminino e por Iago Bebiano em K1 Cadetes. Iara Bebiano em K1 Menor Feminino juntou-se ao grupo dos medalhados com o terceiro lugar.
O Campeonato Nacional de Esperanças é dedicado aos escalões mais jovens da canoagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, com circuitos entre os dois e os cinco quilómetros e nesta primeira etapa teve a participação de 570 atletas de 35 clubes de todo o país. A nível coletivo, os Castores do Arade conseguiram um lugar no top-10 nacional ao terminar na 8ª posição entre 35 clubes. Foram muitos atletas dos Castores que contribuíram para o sucesso coletivo, nomeadamente: Isabella Wilkinson, 4ª classificada em Iniciado «A» feminino; Ianis Bebiano, 4.º em K1 Menor; Diogo Araújo, 9.º e Guilherme Reis, 19.º, em K1 Iniciado; Camila Lopes / Beatriz Araújo, 9.º, em K2 Cadete Feminino; Tomás Vasconcelos / Filipe Libório, 11.º em K2 Infantil; Diogo Filipe, José Gouveia e Tomás Fernandes, respetivamente 15.º, 29.º e 37.º em K1 Infantil; André Soares, 22.º em K1 Cadete; Catarina Arrobe, 19ª em K1 Cadete Feminino; e Tiago Vieira / Isaac Albuquerque, 21.º em K2 Cadete.
A primeira etapa do nacional de Esperanças foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o clube local, o Grupo Desportivo de Alcoutim e com o apoio dos Jogos Santa Casa e do IPDJ – o Instituto Português do Desporto e Juventude. Teve um total de 24 regatas repartidas entre kayaks e canoas. O Campeonato Nacional de Esperanças é constituído por três provas Nacionais, sendo as próximas em Óis da Ribeiro, Águeda, no dia 4 de junho, em Jovim (Marecos), concelho de Gondomar, no dia 15 de julho.